Alunos da Escola Parque recebem certificado de conclusão de Oficina de Design do IED Rio

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 2, 1ª e 2ª série do Ensino Médio, Barra e Gávea, participaram da Cerimônia de Encerramento da Oficina de Design do IED Rio (Istituto Europeo di Design), que aconteceu nas unidades da Escola Parque. A solenidade foi realizada na sede do IED, na Urca, onde os alunos apresentaram seus trabalhos e receberam os Certificados de conclusão do curso.

O curso faz parte do Projeto Saber Mais e propõe a aproximação dos alunos com a profissão de Design que, nos dias atuais,  está presente em diversas áreas de atuação no mercado de trabalho. A cada encontro, os alunos foram envolvidos em diferentes projetos, com temas atuais, e foi apresentado a eles um desafio para solucioná-lo, utilizando os conteúdos estudados.

Neste último módulo, a Sustentabilidade foi o pilar principal para o desenvolvimento dos projetos, tendo em vista a necessidade atual e urgente de alinhar a criação de um produto a concepções e práticas sustentáveis.

Foram 12 encontros que buscaram capacitar os alunos a resolverem problemas do dia a dia e em suas futuras atividades profissionais, por meio dos cinco pilares do pensamento de um Design: a empatia, a colaboração, a visualização, a criatividade e a experimentação (Design Thinking).

Educação Infantil e 1º ano do Fundamental 1, Barra e Gávea, realiza Festa Junina

Alunos, pais e convidados da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental 1, Barra e Gávea, participaram da Festa Junina que aconteceu na Escola. Com o objetivo de valorizar a cultura popular brasileira, o evento contou com danças tradicionais, comidas típicas, jogos, brincadeiras e prendas confeccionadas pelos alunos. Neste ano, as turmas fizeram uma homenagem à Paraíba e ao Centenário de Jackson do Pandeiro.

As turmas do Grupo 1 experimentaram o Coco de Roda, uma dança de roda e ritmo da Região Nordeste do Brasil. Os pequenos, ao lado dos pais e professores, dançaram músicas tradicionais, como: coco da paia e coco do pescador. Os alunos do Grupo 2 se envolveram na dança do Bumba meu Boi e Fulô. Em seguida, os alunos do Grupo 3 apresentaram Pinicapau e Sebastiana, músicas de autoria de Jackson do Pandeiro. O Grupo 4, que também pesquisou sobre a vida e a história do compositor, se apresentou com a Cantiga de Sapo e Tum Tum Tum. Os alunos do Grupo 5 fizeram a pesquisa sobre o Coco de Roda e dançaram o Coco do Norte e Comadre Florzinha – Maré, músicas tradicionais do ritmo do coco. Para finalizar, os alunos do 1º ano dançaram a quadrilha, um dos símbolos mais importantes das festividades juninas. Este ano, os pequenos fizeram uma homenagem à tradicional quadrilha de Campina Grande, considerada o maior São João do Brasil.

Além das apresentações de dança, nos espaços externos da Escola, como o bosque e os pátios, os convidados puderam participar de jogos e brincadeiras tradicionais, como Pescaria, Barraca de Argola, Bola na lata e Boca do Palhaço. As prendas, entregues aos vencedores das brincadeiras, foram confeccionadas pelos alunos, em sala de aula, ao longo das semanas que antecederam a festa. Todos os presentes puderam visitar as diversas barraquinhas com comidas típicas. A decoração da festa,resultado de pesquisas realizadas com as turmas, também foi feita pelos alunos.

Durante o intervalo da Festa, Pais, Convidados e Professores fizeram uma grande quadrilha e dançaram juntos, liderados pelos professores Luiz Millecco e Monique Desidério.

O Projeto Festa Junina tem por objetivo ampliar os conhecimentos dos alunos acerca das tradições populares brasileiras.

Festa Gávea

Festa Barra