Educação Infantil realiza Feira Literária

Nos dias 23 e 30 de novembro, aconteceu a Feira Literária da Educação Infantil e 1º ano do Fundamental 1, nas unidades Gávea e Barra, respectivamente. Pais, alunos e convidados  conheceram os trabalhos desenvolvidos pelos pequenos, ao longo do ano. Houve apresentações teatrais, oficinas, contações de histórias, brincadeiras populares, jogos lúdicos, entre outras atividades.

Durante o ano, os alunos de todos os grupos são imersos no estudo da Cultura Popular Brasileira. A partir de diferentes manifestações, como músicas, brinquedos, histórias, brincadeiras, os alunos ampliam seu repertório. No pátio do bosque, Pais e alunos puderam brincar de “pular corda”, “elástico” e amarelinho”. Nas salas todos participaram de jogos de trilhas, quebra-cabeças, jogo das sombras, brincadeiras de faz de conta e diversas oficinas.

Outro eixo central da Feira Literária foi o estudo das Narrativas e como elas contribuem para a formação do leitor e escritor. O Grupo 2 se envolveu nos jogos simbólicos dos contos clássicos. O  Grupo 3 produziu a Fotonovela, uma atividade totalmente realizada pelos alunos, sob a orientação das professoras e com o auxílio da Equipe de Informática Pedagógica. Eles fizeram recontos de histórias escolhidas pelo grupo. Por meio da fotografia das cenas principais, da narrativa e gravação das vozes das crianças, aconteceu a produção do “livro virtual”, que tem como um dos objetivos trabalhar a cooperação e o trabalho coletivo entre os pequenos.

Em uma sala no primeiro andar, os presentes puderam assistir a  apresentações de Teatro em Inglês, do “Projeto Memória”, em que alunos do Ensino Médio encenam a história dos contos clássicos, como” Snow White e Cinderella”.

Os alunos do Grupo 4 trabalharam com reconto de histórias, que foram recontadas e narradas, em áudio, pelos alunos. Nas aulas, tiveram contato com diferentes versões das histórias, perceberam semelhanças e diferenças e, dessa forma, puderam ampliar seu repertório literário. Os alunos do Grupo 5 e 1º ano do Fundamental 1 produziram reescritas de diversas contos de fadas. Eles ouviram versões do mesmo conto e apropriaram-se dos elementos da história, como enredo, sequência dos fatos e conflitos. O trabalho envolveu literatura, apreciação, produção e escrita. Tudo foi feito em um livro de recontos que foi levado, para casa, pelos pais.

Em diversos espaços, os convidados conferiram exposições dos trabalhos dos pequenos. Havia uma sala com cenários e acessórios para as crianças brincarem e se fotografarem em uma cena do conto de fadas. No pátio, os alunos  brincaram com diversos jogos de trilha, produzidos por eles nas aulas de Inglês, além de diversas brincadeiras cantadas em Inglês e Português.

As turmas também se envolveram nos estudo dos contos clássicos. A partir dessas leituras, os pequenos analisaram diferentes ilustrações dessas histórias com personagens e elementos de cada conto. Fizeram desenhos que ficaram expostos nas salas e, com seus pais,  puderam representar,  graficamente, suas versões, desenhando livremente durante a Feira.

Desenhos, feitos nas aulas, foram  expostos como representação poética de momentos vividos por cada aluno. Além disso, houve  uma exposição de autorretratos feitos pelos pequenos.

Feira Literária Barra

Feira Literária Gávea

Ensino Médio, Barra e Gávea, apresenta Novo Saber Mais 2020

Em 2020, no Ensino Médio, Barra e Gávea,  o Projeto Saber Mais terá um novo formato.Serão 16 cursos agrupados em 4 áreas distintas ( Ciência e Tecnologia, Mercado e Comunicação, Humanidades, e Artes). O  currículo  foi ampliado, oferecendo  mais diversidade.

O Projeto tem o objetivo de  ligar as diferentes áreas, tecendo “pontes” entre elas.  Esses cursos  ultrapassam os limites curriculares, ampliam conceitos já visitados, constroem novos e, sobretudo, proporcionam a experiência do mercado de trabalho.

Confira os cursos, de acordo com a área de interesse:

Direito Constitucional (parceria com IBMEC)

Relações Internacionais (parceria com IBMEC)

Sistema Político Brasileiro

História da Juventude

IED (Instituto Europeo di Design)

Animação (parceria com ESPM)

Cinema (parceria com ESPM)

Arte Cotidiana

Ciência & Tecnologia

CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares)

Neurociência

Cálculo

Matemágica

Mercado & Comunicação

Empreendedorismo (parceria com ESPM)

Clube de Investimentos (parceria com IBMEC)

Oratória (parceria com IBMEC)

Mais informações na Secretaria do segmento.