Pesquisar
Fechar
LOGIN
  • A Escola
    • Uma Escola Construtivista
    • Nossa História: princípios e valores – Escola Parque
    • Qualificação dos Professores
    • Tour Virtual
    • Baixe o Aplicativo
    • Trabalhe Conosco
  • Proposta Pedagógica
    • Como somos
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental 1
    • Ensino Fundamental 2
    • Ensino Médio
    • Vestibular
  • Diferenciais
    • Parcerias
    • Inglês e Francês
    • Programa de Iniciação Científica
    • Arte, Ciência e Tecnologia
    • Trabalhos de Campo
    • Projetos Institucionais
    • Espaço Físico
    • Biblioteca
    • Sustentabilidade
  • Horários e Serviços
    • Horário Escolar
    • Horário Integral
    • Horário Extenso
      • Núcleo de Movimento & Arte – NUMA
      • Núcleo de Movimento & Arte – NUMA Presencial
    • Transporte
    • Alimentação Saudável
  • Estude com a Gente
    • Inscreva-se
    • Escola Parque on-line
    • Acolhimento
    • Bolsa Social
  • Blog
    • Novidades
    • Artigos
    • Dicas Culturais
    • Depoimentos
    • Galeria de vídeos
Menu
  • A Escola
    • Uma Escola Construtivista
    • Nossa História: princípios e valores – Escola Parque
    • Qualificação dos Professores
    • Tour Virtual
    • Baixe o Aplicativo
    • Trabalhe Conosco
  • Proposta Pedagógica
    • Como somos
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental 1
    • Ensino Fundamental 2
    • Ensino Médio
    • Vestibular
  • Diferenciais
    • Parcerias
    • Inglês e Francês
    • Programa de Iniciação Científica
    • Arte, Ciência e Tecnologia
    • Trabalhos de Campo
    • Projetos Institucionais
    • Espaço Físico
    • Biblioteca
    • Sustentabilidade
  • Horários e Serviços
    • Horário Escolar
    • Horário Integral
    • Horário Extenso
      • Núcleo de Movimento & Arte – NUMA
      • Núcleo de Movimento & Arte – NUMA Presencial
    • Transporte
    • Alimentação Saudável
  • Estude com a Gente
    • Inscreva-se
    • Escola Parque on-line
    • Acolhimento
    • Bolsa Social
  • Blog
    • Novidades
    • Artigos
    • Dicas Culturais
    • Depoimentos
    • Galeria de vídeos

NOVIDADES

A importância da educação antes dos três anos

  • 06/17/2019
  • , Artigo

Atualmente, a UNESCO e outros organismos internacionais alertam para a necessidade de educar crianças antes dos 3 anos, reconhecendo que os estímulos devem começar logo no primeiro ano de vida e até mesmo antes do nascimento do bebê. As competências intelectuais, a inteligência emocional, a empatia, os valores e o desenvolvimento do pensamento lógico são diretamente influenciados pelo ambiente em que a criança cresce. Nesse período, instalam-se no cérebro as bases de ‘como’ se pensa e aprende.

A quantidade e a qualidade dos estímulos que a criança recebe, nos 3 primeiros anos de vida, afetam a quantidade e a qualidade dos circuitos neuronais que se formam no cérebro. Pesquisas revelam que, até os 3 anos de idade, existe uma necessidade biológica de aprender. É importante para a criança pequena participar de experiências físicas e socioemocionais apropriadas para a idade.

A escola é o lugar que acolhe a curiosidade natural das crianças, desperta sua atenção, concentração e desejo de aprender. Os professores são uma referência adulta preparada para propor atividades desenvolvidas, especificamente, para os pequenos. Cuidam do estímulo à linguagem – essencial para a cognição em geral – com conversas e leituras que enriquecem as habilidades linguísticas. A leitura de livros aumenta o vocabulário e desenvolve o senso estético através das ilustrações. A escolha dos livros é importante para assegurar o acesso a textos e figuras relevantes. O fato de serem muito jovens não justifica o acesso a uma cultura menos apurada. Pelo contrário, quanto mais jovem, mais importante a qualidade da escolha.

A música, as artes plásticas, a dança e as dramatizações devem fazer parte da vida das crianças. Envolvem seus sentidos e expressam emoção, indicam maneiras de agir e apoiam a habilidade de resolver problemas.

Hoje se sabe que expor a criança pequena a mais de uma língua naturaliza a captação de estruturas linguísticas diferentes ao mesmo tempo e na mesma localização no cérebro, o que é diferente de aprender a segunda língua mais tarde.

Brincar é uma característica importante para o desenvolvimento da inteligência. A escola sabe que a aprendizagem dos pequenos acontece nas imitações, nos jogos de faz de conta e nas brincadeiras que surgem nas diversas experiências que proporcionam novos pontos de vista, novos cheiros, sons e sensações. Bichos, plantas, alimentação, livros, pessoas, brinquedos, objetos, amigos, tudo o que faz parte da vida é objeto para exploração, reflexão e construção de conhecimento. O encontro com outras crianças amplia a socialização e estende o convívio fora do núcleo familiar.

As crianças do século 21 não sabem o que é um mundo analógico. Nascem imersas em telas, como TV, celulares e tablets , e a tecnologia digital é seu ambiente. Estudos apontam a necessidade de chegar a um equilíbrio harmônico entre o mundo digital e a vida fora dele.

O pensamento das crianças, quantitativamente, é tão intenso quanto o dos adultos, mas é muito diferente. Os professores reconhecem a especificidade do pensamento dos pequenos e incentivam atividades que levam a ampliar descobertas e desenvolver a capacidade de pensar e de criar.

Com cada dia organizado para provocar experiências instigantes, a escola é um lugar estimulante e desafiador onde se fundam as bases das aprendizagens futuras.

Artigo de Patrícia Konder Lins e Silva, pedagoga e diretora da Escola Parque.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
AnteriorAnteriorA Escola Parque e o vestibular
PróximoAjudar a aprenderPróximo

Categorias

  • Alimentação Saudável
  • Artigo
  • Conquistas dos Alunos
  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental 1
  • Ensino Fundamental 2
  • Ensino Médio
  • Eventos
  • Horário Extenso
  • Sustentabilidade
  • Vestibular

ver todas as novidades

GÁVEA

Secretaria Administrativa
Rua Marquês de São Vicente, 465
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22451-047
Telefone: (21) 2529-2500
Educação Infantil e Ensino Médio
Rua Marquês de São Vicente, 355
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22451-047
Telefone: (21) 2169-4949
Ensino Fundamental
Rua Marquês de São Vicente, 483
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22451-047
Telefone: (21) 2529-2500

BARRA

Escola Parque Barra
Rua Pedra de Itaúna, 111
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22793-390
Telefones: (21) 2499-6006 / 3528-4450
Escola Parque Barra Infantil
Rua Sylvio da Rocha Pollis, 430
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22793-395
Telefones: (21) 3388-3350
Assessoria de Imprensa
comunicacao@escolaparque.g12.br
Telefone: (21) 3528-4489

SIGA-NOS

Instagram Facebook Youtube

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

ESTUDE COM A GENTE
logo-critique
logo_bahema