Arte, Ciência e Tecnologia integradas às atividades pedagógicas proporcionam novas vivências e incentivam a produção, a interação e a autoria do aluno. O trabalho reflete o Projeto Pedagógico da Escola e dos segmentos, prioriza a formação ética e o desenvolvimento da autonomia, por meio da colaboração e da criatividade, trazendo as linguagens e os suportes próprios da tecnologia na contemporaneidade.
Educação Infantil
Os alunos produzem livros virtuais, com registros de suas atividades, por meio de fotografia, vídeo e gravação de vozes; fazem animações, com programas específicos, e participam de oficina maker onde conhecem e manuseiam ferramentas, como serrotes, martelos, furadeira manual, chaves de fenda, alicates, entre outros, construindo diferentes objetos. Bicimáquinas, instrumentos para plantio e prendas para a Festa Junina são alguns exemplos das produções dos alunos.
Os projetos desenvolvidos pelos alunos, nas diversas áreas do conhecimento, acontecem no Espaço Maker, nas salas de aula e no Espaço Multimídia, de forma horizontal, propiciando aos alunos desafios de colaboração, cooperação e autoria. São criados brinquedos óticos, vídeos, marionetes, maquetes eletrônicas etc. Desde 2018, cada membro da comunidade da Escola Parque tem uma identidade própria no espaço virtual. Esse espaço é um espaço de colaboração e cooperação, e a segurança que crianças e jovens encontram ali é garantida pela parceria que estabelecemos com o Programa Google for Education.
Os projetos são desenvolvidos a partir do diálogo com as demais disciplinas, sempre a partir da cultura Maker que é orientada pela perspectiva do “Faça você mesmo e em colaboração”.
No 6º ano, os alunos projetam, planejam e criam diferentes produtos que nascem do interesse deles próprios. O foco central é desenvolver autonomia colocado no centro do processo criativo.
O 7º ano trabalha com mídias digitais, numa perspectiva de produção, compartilhamento e divulgação de conteúdo. No 8º ano, os alunos aprendem linguagem de programação para automatização de suas produções plásticas.
O 9º ano trabalha com o fazer-refletir, numa perspectiva autoral. No primeiro semestre, acontece a ampliação de repertório em que os alunos conhecem diferentes artistas e seus trabalhos, expondo o diálogo entre as Arte, Ciência e Tecnologia. A partir do 2º semestre, os alunos são desafiados a desenvolver projetos, explorando essas áreas de conhecimento.
Dessa forma, as experiências vividas no Trabalho de Campo em Inhotim e na Feira de Ciências são fundamentais para a ampliação do campo de visão e o estímulo à criatividade.
Projeto Colaborativo
Na estrutura curricular do Ensino Médio, os alunos participam de oficinas que mesclam Cultura, Tecnologia e Arte. Entre elas, Teatro, Música, Oficina de Criação de Coisas, Agrofloresta, Alimentação, Biodesgin, Oficina de Multimídia, Artes Plásticas, Oficina de Programação, Constituição e Direitos Humanos, Gestão de Projetos (com foco em Projetos Sociais) e Economia Colaborativa.
O projeto busca ampliar o olhar dos alunos, oferecendo a possibilidade de circularem por diferentes áreas de conhecimento, para que possam optar pela área com a qual mais se identificam.
Quer receber mais informações sobre o processo de entrada para novos alunos?
Preencha os dados ao lado que entraremos em contato com você.