Os alunos aprendem a Língua Inglesa a partir de 1 ano de idade, no Grupo 1. Eles têm contato com o idioma, uma hora por dia, cinco dias da semana, em diversas atividades curriculares, com dupla regência.
Buscando uma aproximação com o universo da criança, são utilizados elementos e atividades da sua rotina, como: música, teatro, arte, histórias infantis e brincadeiras conhecidas na língua materna. Uma vez por semana, em todas as turmas, o momento do lanche é mediado pela língua inglesa, com exploração do vocabulário de alimentos, seus sabores e quantidades. Dessa forma, os alunos associam aquilo que já conhecem com o novo idioma.
O Fundamental 1 também tem contato diário com o Inglês, uma hora por dia, cinco dias da semana. Além dos conteúdos específicos da língua inglesa, apresentados em aulas curriculares em que estudam e praticam o idioma, os alunos vivenciam a língua estrangeira nos Projetos, trabalhados com outras disciplinas.
Tanto nas aulas de língua inglesa quanto durante a realização dos projetos, são utilizados diversos recursos e meios de expressão, tais como: atividades corporais, plásticas, esportivas, jogos, confecção de objetos, brinquedos e murais, além de música e culinária (receita e hábitos alimentares). Os alunos desenvolvem pesquisas e exploram temas, utilizando tecnologia, textos e imagens, o que permite o contato com a língua e a ampliação de conhecimento de mundo. Eles relacionam esses conhecimentos adquiridos com as suas experiências.
Também são estudados textos literários infantis, que possibilitam o contato com diferentes gêneros, temas e experiências estéticas. Os textos são trabalhados em sala de aula, com ênfase na construção da narrativa, na exploração das ilustrações e dos contextos. Essas atividades permitem ao aluno construir e recontar histórias, estimulando a imaginação, o potencial criativo, a expansão linguística e também a organização textual, fundamentais para a formação sociocognitiva, intelectual e emocional dos alunos.
A partir do 6º ano, o aluno opta pelo ensino de Inglês ou Francês. No 6º e 7º anos, os alunos têm quatro tempos semanais de Língua Estrangeira. No 8º e 9º anos, as aulas acontecem em três tempos semanais.
Nas aulas de língua, os alunos aprendem e praticam o idioma em todas as suas dimensões: fala, escuta, leitura e escrita. As aulas são planejadas de maneira a proporcionar comunicação significativa e real, envolvendo os alunos em interações em que a língua sirva a um propósito comunicativo. A forma é aprendida com base no uso, enfatizando a importância do significado e da dimensão cultural, social e afetiva da comunicação. Os alunos também trabalham com textos literários, com diversas temáticas, como um meio de conectá-los ao poder das palavras de criar significados e à experiência narrativa e humana.
Um tempo dedicado à língua estrangeira tem foco no desenvolvimento de Projetos que possibilitam o diálogo com diversas áreas do conhecimento. Durante a sua realização, os alunos desenvolvem pesquisas e procuram solucionar problemas relacionados ao tema, com desafios linguísticos, cognitivos e culturais, por meio do contato com usos fluentes da língua.
Ao final do Ensino Fundamental, os alunos estarão aptos a fazer exames de proficiência na língua escolhida. Os alunos que optarem pelo Francês estarão aptos a fazer os exames DELF A1, no 7º ano, e DELF B1, no 9º ano. Aqueles que optarem por Inglês estarão capacitados para fazer o exame KET ( Key English Test) no 7º ano, e, no 9º ano, poderão prestar o PET (Preliminary English Test), ambos de Cambridge.
No Ensino Médio, os alunos têm duas aulas de Inglês por semana. Nessa etapa, eles devem ser capazes de compreender ideias principais em textos razoavelmente complexos, sobre assuntos diversos. Devem também ser capazes de exprimir-se sobre temas da atualidade, com alguma desenvoltura, e ler textos literários simplificados, de acordo com o seu nível de proficiência, e textos de diversos gêneros e temáticas.
Além das aulas de gramática, com ênfase na expansão de vocabulário, os alunos realizam projetos por meio do qual pesquisam, na língua estudada, um tema acordado previamente.
A ideia é que os alunos possam demonstrar desempenho compatível com as exigências do mundo acadêmico.
Sônia Isabel, Orientadora de Inglês da Escola Parque, fala sobre o Projeto de Língua Estrangeira.
Quer receber mais informações sobre o processo de entrada para novos alunos?
Preencha os dados ao lado que entraremos em contato com você.