Alunos participam de atividades que envolvem diferentes disciplinas com a Literatura. Acontecem palestras, contação de histórias, oficinas, exibição de filmes, entre outras atividades.
Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental 1, há também o Momento da Leitura quando alunos, professores e funcionários param a Escola e dedicam uma hora à leitura.
A Festa Junina é um processo de investigação no qual os alunos estudam as manifestações culturais nas diferentes regiões do Brasil. A Festa também incentiva a responsabilidade social, a criatividade e a sustentabilidade. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental 1, todas as prendas são confeccionadas pelos alunos, com materiais reciclados. Eles também participam de ações solidárias.
No Fundamental 2 e no Ensino Médio, a Festa Junina é organizada pelos alunos desses segmentos, de forma autônoma. Junto com professores, eles elaboram as coreografias das danças, sugerem as músicas e organizam as gincanas e a campanha de ação solidária.
Os alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, divididos em equipes, participam de torneios desportivos, acompanhando os eventos mundiais, como: Olimpíadas e Copa do Mundo. É também um momento de estudo sobre Matemática, História, Geografia e pesquisa acerca de outras culturas.
O Projeto é repleto de desafios e curiosidades matemáticas, voltados a alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Acontecem atividades que relacionam a disciplina ao cotidiano do aluno, como: Matemática e Arquitetura, Matemática e Sustentabilidade, Matemática e as Olimpíadas, entre outros temas. Os alunos participam de concurso de fotografias, oficina de jogos, problemas matemáticos, painéis explicativos e oficina de números, entre outras atividades.
Os alunos do 4º e 5º anos, do Fundamental 1, participam da Olimpíada Mirim de Matemática. Os melhores colocados do 5º ano participam da Olimpíada Estadual (OMERJ). Como preparação, são postadas, no ambiente virtual de aprendizagem, as provas anteriores da OMERJ, onde os alunos têm a possibilidade de treinar, trocar informações e debater suas dúvidas. Após um período de discussão, é disponibilizado o gabarito, e novos desafios olímpicos são propostos.
A Feira Literária traz os trabalhos, realizados ao longo do ano, dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1. Os trabalhos unem a Literatura a diferentes disciplinas e são apresentados aos Pais e Responsáveis, na culminância, em diversos formatos, como: peças teatrais, filmes, animações, oficinas, desenhos e livros, escritos e ilustrados pelos alunos.
Uma vez por trimestre, fora do horário de aulas, os alunos participam de atividades culturais pela cidade. Eles visitam exposições, assistem a peças teatrais, conhecem museus, sempre com enfoque na cultura.
Com o apoio da Psicopedagogia, o Fórum de Jovens para Jovens é voltado para alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio. São promovidos debates com temas relacionados ao universo adolescente, escolhidos pelos alunos, tais como: sexualidade, política, internet, drogas, violência, diversidade. Para contribuir com os debates, são convidados palestrantes das mais variadas áreas de formação.
Na Semana da Cultura, Ciência e Tecnologia, são expostos os trabalhos interdisciplinares dos alunos, do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, desenvolvidos ao longo do ano. Eles são apresentados aos convidados em diferentes formatos, como: peças teatrais, filmes, animações, oficinas, fotografias, entre outros.
Alunos, do 9º ano do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, recebem pais e ex-alunos, profissionais e universitários, de diferentes áreas e universidades para um bate-papo sobre carreiras, profissões e mercado de trabalho. Instituições de Ensino Superior também participam do evento, apresentando seus cursos.
Reconhecido nacionalmente, o Modelo Diplomático da Escola Parque (MODEP) é um evento anual no qual os alunos simulam reuniões de organizações internacionais, como a ONU. Eles debatem temas que envolvem política, economia e segurança. A Escola Parque recebe ainda alunos de outras escolas e universidades para participarem da atividade. Além disso, ela ajuda outras instituições a montarem seus próprios modelos diplomáticos.
Durante o Projeto Pedagógico Bem Viver – Ações Socioambientais, os alunos se envolvem em atividades relacionadas à Sustentabilidade. A programação é organizada, anualmente, com palestras, oficinas e atividades nas quais os alunos refletem sobre os desafios socioambientais do mundo contemporâneo. Além disso, eles aprendem, na prática, soluções ecológicas e inovadoras que transformam o mundo, como: bioconstrução, agroflorestas, economia solidária, entre outros.
Ligados às diferentes áreas ou tecendo “pontes” entre elas, os cursos do Projeto Saber Mais ultrapassam os limites curriculares, ampliando conceitos já visitados, construindo novos e, sobretudo, oferecendo espaço para outras experiências. São oferecidos cursos, como: Trombone (discussões de temas contemporâneos), Clube de Cientec, Clube de Leitura, Clube de Política, Cálculo, entre outros.
Quer receber mais informações sobre o processo de entrada para novos alunos?
Preencha os dados ao lado que entraremos em contato com você.