Pesquisar
Fechar
LOGIN
  • A Escola
    • Uma Escola Construtivista
    • Nossa História: princípios e valores – Escola Parque
    • Qualificação dos Professores
    • Tour Virtual
    • Baixe o Aplicativo
    • Trabalhe Conosco
  • Proposta Pedagógica
    • Como somos
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental 1
    • Ensino Fundamental 2
    • Ensino Médio
    • Vestibular
  • Diferenciais
    • Parcerias
    • Inglês e Francês
    • Programa de Iniciação Científica
    • Arte, Ciência e Tecnologia
    • Trabalhos de Campo
    • Projetos Institucionais
    • Espaço Físico
    • Biblioteca
    • Sustentabilidade
  • Horários e Serviços
    • Horário Escolar
    • Horário Integral
    • Horário Extenso
      • Núcleo de Movimento & Arte – NUMA
      • Núcleo de Movimento & Arte – NUMA Presencial
    • Transporte
    • Alimentação Saudável
  • Estude com a Gente
    • Inscreva-se
    • Escola Parque on-line
    • Acolhimento
    • Bolsa Social
  • Blog
    • Novidades
    • Artigos
    • Dicas Culturais
    • Depoimentos
    • Galeria de vídeos
Menu
  • A Escola
    • Uma Escola Construtivista
    • Nossa História: princípios e valores – Escola Parque
    • Qualificação dos Professores
    • Tour Virtual
    • Baixe o Aplicativo
    • Trabalhe Conosco
  • Proposta Pedagógica
    • Como somos
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental 1
    • Ensino Fundamental 2
    • Ensino Médio
    • Vestibular
  • Diferenciais
    • Parcerias
    • Inglês e Francês
    • Programa de Iniciação Científica
    • Arte, Ciência e Tecnologia
    • Trabalhos de Campo
    • Projetos Institucionais
    • Espaço Físico
    • Biblioteca
    • Sustentabilidade
  • Horários e Serviços
    • Horário Escolar
    • Horário Integral
    • Horário Extenso
      • Núcleo de Movimento & Arte – NUMA
      • Núcleo de Movimento & Arte – NUMA Presencial
    • Transporte
    • Alimentação Saudável
  • Estude com a Gente
    • Inscreva-se
    • Escola Parque on-line
    • Acolhimento
    • Bolsa Social
  • Blog
    • Novidades
    • Artigos
    • Dicas Culturais
    • Depoimentos
    • Galeria de vídeos

NOVIDADES

Discordar e conviver

  • 06/17/2019
  • , Artigo

O século 21 chegou junto com o extraordinário avanço nas ciências e na tecnologia, o que proporciona acesso à informação, como nenhuma geração do século 20 teve, e uma acumulação exponencial de conhecimentos. Com tantas possibilidades de instrução e ilustração, era de supor que as divergências entre humanos fossem resolvidas com diálogos respeitosos, com base em ideias, teorias e teses. Não tem sido o que acontece. A humanidade ainda não aprendeu a tolerar vozes discordantes e não aprendeu a suportar as diferenças.

Uma das causas para tal comportamento pode ser exatamente o desenvolvimento acelerado do conhecimento, com acesso a muita informação, o que torna o mundo complexo e, possivelmente, assustador. Apegar-se a certezas inquestionáveis torna mais simples a existência. Não ter dúvidas entre o bem e o mal, entre quem é bom e quem é mau, sem nuances intermediárias, protege da insônia das incertezas. É mais fácil viver dentro de um universo elementar.

Outra causa possível para as intolerâncias é a deficiência da educação. Mesmo nos países em que ela é mais eficiente, não parece haver uma adaptação para preparar o jovem para um mundo em transição, demasiadamente complexo.

A educação básica deve tratar seriamente a construção de valores para o convívio social e para a transformação a que assistimos no mundo. Os princípios da convivência são o fundamento da escola básica. Nela, é preciso aprender a respeitar o outro e a vida, e não apenas receber conteúdos de modo burocrático.

Não há tarefa escolar sem valores embutidos. Incluir os alunos na discussão de seus procedimentos e atitudes apoia a formação da consciência de seu papel nos grupos, expressando opiniões e ouvindo outras. O conhecimento é socialmente construído na troca de opiniões e ideias.

Incentivar a individualidade, o trabalho solitário, a nota de um, o trabalho de um e a ação de um reforça o pensamento e o comportamento egocêntricos.

É preciso refletir sobre as habilidades necessárias para uma pessoa conviver num grupo, com valores de justiça, solidariedade, companheirismo, aceitação, empatia, sem perder as próprias crenças e personalidade.

A construção de valores morais na educação básica é inseparável do conhecimento a ser construído. Discutir sobre as próprias ações, durante as tarefas escolares, leva os alunos a perceberem as inconsistências de dogmas e verdades absolutas.

A escola é lugar de construir o sentido da tolerância e do respeito pelas diferenças. Discutir com os pares, na escola, leva à compreensão de que é possível discordar, respeitar e conviver com o outro.

Artigo de Patrícia Konder Lins e Silva, pedagoga e diretora da Escola Parque.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
AnteriorAnteriorCrianças pequenas vão à escola
PróximoE a escola recomeça!Próximo

Categorias

  • Alimentação Saudável
  • Artigo
  • Conquistas dos Alunos
  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental 1
  • Ensino Fundamental 2
  • Ensino Médio
  • Eventos
  • Horário Extenso
  • Sustentabilidade
  • Vestibular

ver todas as novidades

GÁVEA

Secretaria Administrativa
Rua Marquês de São Vicente, 465
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22451-047
Telefone: (21) 2529-2500
Educação Infantil e Ensino Médio
Rua Marquês de São Vicente, 355
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22451-047
Telefone: (21) 2169-4949
Ensino Fundamental
Rua Marquês de São Vicente, 483
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22451-047
Telefone: (21) 2529-2500

BARRA

Escola Parque Barra
Rua Pedra de Itaúna, 111
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22793-390
Telefones: (21) 2499-6006 / 3528-4450
Escola Parque Barra Infantil
Rua Sylvio da Rocha Pollis, 430
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22793-395
Telefones: (21) 3388-3350
Assessoria de Imprensa
comunicacao@escolaparque.g12.br
Telefone: (21) 3528-4489

SIGA-NOS

Instagram Facebook Youtube

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

ESTUDE COM A GENTE
logo-critique
logo_bahema