As férias se acabaram, e a volta às aulas movimenta toda a família e a escola. Os pais providenciam o material, os uniformes, cuidam da retomada dos horários. As crianças aguardam a volta da rotina, com as novidades da escola e esperança nas novas aprendizagens e nos encontros e reencontros com colegas.
Ao retomarem seu papel de pais-de-alunos, os pais apoiam a ação da escola no desenvolvimento intelectual formal de seus filhos e compartilham a preparação emocional, moral e cognitiva deles para os desafios da vida.
As crianças voltam a exercer o papel de alunos, com tarefas escolares para cumprir e resposta ao apelo sistemático à sua capacidade de pensar, raciocinar e trocar saberes e ideias com colegas e amigos. A escola organiza a estruturação das habilidades e competências dos alunos e propõe pesquisas e discussões em grupo para conscientizá-los de que as realizações individuais devem ser compartilhadas e o saber é coletivo. Os professores retomam o papel de orientadores dos seus aprendizes no caminho para a construção de conhecimento. Organizam o ambiente e o planejamento enquanto aguardam o reencontro com os grupos de estudantes.
A escola passa as férias preparando-se para o retorno de toda a comunidade escolar, funcionários, famílias, com professores e alunos, que são o significado e a razão de sua existência. O foco fundamental de todo o trabalho é o bem-estar geral – físico, emocional e cognitivo – dos alunos.
A expectativa do recomeço do ano letivo é sentida por todos na sociedade, porque a educação escolar é um evento fundamental na vida das pessoas. As realizações da vida adulta costumam refletir o tempo e a qualidade da educação escolar recebida na infância e na adolescência.
Ao levar uma criança para a escola, essa passa a ser um eixo marcante da dinâmica familiar. É importante que pais e filhos atribuam à vida escolar mais do que uma atividade burocrática. Na escola, se aprende muito mais do que um currículo obrigatório. Na escola, se obtém muito mais do que um diploma. Na escola, se aprende a aprender, a pensar, a sentir, a interpretar o mundo, a aceitar os outros e a resolver problemas. Na escola, se aprende um modo de viver.
Artigo de Patrícia Konder Lins e Silva, pedagoga e diretora da Escola Parque.