A Escola Parque recebe alunos a partir de 1 ano. No espaço da escola, as crianças encontram um ambiente seguro, rico em natureza, onde os adultos fazem intervenções instigantes, que visam à promoção do desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo desses alunos.
O cotidiano da Escola Parque é pensado a partir do conhecimento das características das crianças dessa faixa etária, que experimentam o mundo por meio dos sentidos e vão, gradativamente, ampliando suas linguagens e aprendizagens na interação com os pares e com os desafios propostos no ambiente.
Conhecer o universo da linguagem faz parte do processo de aquisição da leitura e da escrita. Muito antes de compreender como o sistema alfabético de escrita se dá, as crianças vivenciam o mundo letrado no qual estão imersas, dando sentido e funcionalidade às ações de ler e escrever. Assim, a leitura e a escrita fazem parte do dia a dia dos alunos da Educação Infantil, desde o Grupo 1, sempre contextualizadas em assuntos que interessam aos grupos.
No exercício de ler e escrever cotidianamente, com diversas finalidades, as crianças vão vivendo as especificidades da linguagem e percebem semelhanças e diferenças entre a oralidade e o texto escrito, bem como consolidam a aprendizagem do sistema alfabético, ou seja, finalizam a Educação Infantil lendo e escrevendo convencionalmente.
A Escola Parque, Gávea e Barra, oferece o Horário Integral para os alunos que frequentam a escolaridade.
A proposta é ser um tempo lúdico de brincadeiras, com a intervenção de um professor especialista. O contato com a língua inglesa acontecerá durante as atividades, tanto nas brincadeiras, quanto nas atividades físicas, de forma natural.
O objetivo principal do Inglês, na Educação Infantil, é possibilitar à criança a convivência com a língua: seus sons e seus usos, de modo lúdico. O idioma é usado como mediador de experiências múltiplas das crianças. Os alunos exploram textos da literatura infantil, jogos, brincadeiras, música, atividades plásticas e corporais, com a mediação de um professor fluente no idioma.
As tecnologias trazem, para a Escola, a possibilidade de trabalhar conhecimentos, atitudes e práticas específicos, exigindo ações que favorecem o letramento tecnológico, que inclui, necessariamente, a compreensão do que é, como são construídos e como funcionam os aparatos. O foco é possibilitar aos alunos uma relação de autonomia frente à tecnologia, superando relações limitantes de meros consumidores acríticos de produtos prontos e fechados.
Decorre daí a necessidade da produção de objetos, reconhecendo o valor dos processos e dos produtos resultantes, dando visibilidade e possibilidade de crítica à própria produção e permitindo a definição de estratégias para resolução dos problemas encontrados no percurso.
Os ambientes são integrados à natureza e idealizados especialmente para crianças pequenas.
A Escola Parque propõe uma ação pedagógica transdisciplinar e contextualizada:
Problematização – os alunos solucionam problemas e desafios para além do treinamento com modelos prontos. Com conteúdos do currículo, procura-se enriquecer as experiências e ações do aluno para que enfrente os problemas de forma própria e original.
Pedagogia de Projetos – Temas de interesse emergente no grupo reúnem os alunos num objetivo comum de construção de conhecimento. Trata da contextualização de conhecimentos, que torna a aprendizagem significativa.
Quer receber mais informações sobre o processo de entrada para novos alunos?
Preencha os dados ao lado que entraremos em contato com você.