Durante o 1º ano, a compreensão do código escrito se completa. A partir do 2º ano, as atividades pedagógicas enfatizam a construção do raciocínio e a relação entre saberes, numa metodologia de problemas e projetos.
A Literatura, em Português, e o desenvolvimento do raciocínio lógico, em Matemática, são focos fundamentais no Fundamental 1, assim como o Inglês, que entra com suas estruturas linguísticas e dentro de projetos do cotidiano das turmas. Ciências Humanas (Historia e Geografia) e da Natureza são tratadas a partir de problemas e projetos, tendo a sustentabilidade como eixo. Artes, Música e Educação Física são parte das atividades dos Alunos do Fundamental 1.
A Escola Parque, Gávea, oferece o Horário Integral para os alunos que frequentam a escolaridade.
Na parte da manhã, os alunos são recebidos por uma professora de Inglês, para atividades de Arte, Literatura, Teatro, Makers, Música, Culinária, Jardinagem, tempo livre para brincar, todas realizadas na língua inglesa. Os alunos podem optar por Dança ou Capoeira, e fazem Tutoria Pedagógica para realização dos trabalhos de casa e apoio de estudos, em Português. Durante o almoço, a comunicação entre alunos e professores será em Inglês.
Os alunos do segmento têm contato com a língua inglesa, pelo menos uma hora por dia, cinco dias da semana. Além dos conteúdos específicos da língua inglesa, apresentados em aulas curriculares, os alunos vivenciam o idioma nos projetos e problemas que estão trabalhando em outras disciplinas.
Os projetos, desenvolvidos pelos alunos do Fundamental 1, abrangem diversas áreas do conhecimento e estão integrados ao currículo. Tanto o Espaço Maker como o Espaço Multimídia proporcionam o trabalho com Projetos e processos de aprendizagem. São espaços onde as ideias são transferidas para o “mundo físico”. Os alunos criam produtos, utilizando ferramentas, como: serrote, martelo, furadeira manual, chave de fenda, alicates, entre outros. Eles também trabalham com robótica, produção de vídeos, animações, fotografia, áudio, textos colaborativos, apresentações, criação de sites e demais linguagens digitais, utilizando diferentes softwares e instrumentos. Na sala de aula, os alunos também trabalham com computadores coletivamente e, a partir do 4º ano, utilizam o Ambiente Virtual de Aprendizagem para exercícios, dúvidas, desafios, trocas e trabalhos diversificados.
O planejamento é prioritário e prévio para garantir a organização do pensamento e o desenvolvimento do projeto.
Os Trabalhos de Campo são relacionados aos conteúdos de sala de aula e aos objetivos psicopedagógicos do grupo, e proporcionam novas experiências sociais, ambientais e culturais.
A Escola Parque propõe uma ação pedagógica transdisciplinar e contextualizada:
Problematização – Os alunos solucionam problemas e desafios para além do treinamento com modelos prontos. Com conteúdos do currículo, procura-se enriquecer as experiências e ações do aluno para que enfrente os problemas de forma própria e original.
Pedagogia de Projetos – Os grupos de alunos desenvolvem projetos, com temas de interesse deles, para promover ampliação conceitual e cultural, e contextualizar o conhecimento, o que torna a aprendizagem mais significativa.
Quer receber mais informações sobre o processo de entrada para novos alunos?
Preencha os dados ao lado que entraremos em contato com você.