Além das áreas de conhecimento clássicas, os alunos do Ensino Fundamental 2 contam com aulas de Tecnologia, Arte, Teatro, ACT (Arte, Ciência e Tecnologia) e Tutoria e Orientação para a Pesquisa (TOP). Acontecem, também, projetos interdisciplinares que estimulam a curiosidade, a autonomia e a responsabilização.
A partir do 6º ano, os alunos optam pelo ensino de Inglês ou Francês. Nos 6º e 7º anos, eles têm quatro tempos semanais de Língua Estrangeira. Nos 8º e 9º anos, as aulas acontecem em três tempos semanais.
Ao final do Ensino Fundamental, os alunos estarão aptos a fazer exames de proficiência na língua escolhida. Os alunos que optarem pelo Francês estarão aptos a fazer os exames DELF A1, no 7º ano, e DELF B1, no 9º ano. Aqueles que optarem por Inglês estarão capacitados para fazer o exame KET ( Key English Test) no 7º ano, e, no 9º ano, poderão prestar o PET (Preliminary English Test), ambos de Cambridge.
Conheça a proposta de Inglês e Francês da Escola Parque.
Buscando uma aproximação com a ciência, os alunos, ao longo da escolaridade, participam de diferentes projetos dentro do Programa de Iniciação Científica. No primeiro semestre, as turmas de 9º ano organizam uma feira de ciências para os alunos das séries anteriores. E, ao final do 2º semestre, participam da Jornada Científica da Escola Parque, apresentando os ensaios monográficos resultantes de suas pesquisas.
Os Trabalhos de Campo visam ao aprofundamento e à vivência, em espaços fora da escola, de conceitos construídos em sala de aula. Os alunos visitam a Região dos Lagos, Brasília, Recife e Inhotim, em Minas Gerais.
Concurso de Fotografia
Com temas relativos a Matemática e a Geografia, diferentes a cada ano, os alunos inscrevem suas fotos, que são submetidas a júris formados por diversos profissionais.
Olimpíadas
A Escola incentiva a participação voluntária dos alunos em Olimpíadas que apontam proficiência em diversas áreas do conhecimento, como: Astronomia, Química, Física, Biologia, História, Matemática e Robótica.
Ecobus (Gávea)
Atividade trimestral, em horário extraescolar, em que alunos realizam trilhas e outras atividades relacionadas ao meio ambiente do Rio de Janeiro. Essas atividades contribuem para a ampliação de suas reflexões e conhecimentos sobre questões ecológicas.
Invasões Poéticas
Em momentos específicos, os alunos apresentam poemas, escritos por eles mesmos ou de autoria de outros poetas, com o objetivo de aproximá-los da poesia, estimulando a autoria e a socialização de saberes e sentimentos.
Sarau Cultural da Escola Parque
Organizado pelos alunos, o Sarau é um momento dedicado à manifestação de diversas expressões artístico-culturais dos alunos.
Adolescentes Brasileiros
Esse projeto, desenvolvido no 8º ano, propõe a reflexão e a discussão sobre o processo de crescimento e mudanças ocorridas na adolescência. As disciplinas de Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa, Tutoria e Orientação para a Pesquisa (TOP), Teatro, Educação Física e Psicopedagogia trabalham em parceria, favorecendo um espaço saudável de debate, importante para o crescimento do aluno com autonomia, responsabilidade e senso crítico.
Os projetos, desenvolvidos pelos alunos do Fundamental 1, abrangem diversas áreas do conhecimento e estão integrados ao currículo. Tanto o Espaço Maker como o Espaço Multimídia proporcionam o trabalho com Projetos e processos de aprendizagem. São espaços onde as ideias são transferidas para o “mundo físico”. Os alunos criam produtos, utilizando ferramentas, como: serrote, martelo, furadeira manual, chave de fenda, alicates, entre outros. Eles também trabalham com robótica, produção de vídeos, animações, fotografia, áudio, textos colaborativos, apresentações, criação de sites e demais linguagens digitais, utilizando diferentes softwares e instrumentos. Na sala de aula, os alunos também trabalham com computadores coletivamente e, a partir do 4º ano, utilizam o Ambiente Virtual de Aprendizagem para exercícios, dúvidas, desafios, trocas e trabalhos diversificados.
O planejamento é prioritário e prévio para garantir a organização do pensamento e o desenvolvimento do projeto.
Os Trabalhos de Campo são relacionados aos conteúdos de sala de aula e aos objetivos psicopedagógicos do grupo, e proporcionam novas experiências sociais, ambientais e culturais.
A Escola Parque propõe uma ação pedagógica transdisciplinar e contextualizada:
Problematização – Os alunos solucionam problemas e desafios para além do treinamento com modelos prontos. Com conteúdos do currículo, procura-se enriquecer as experiências e ações do aluno para que enfrente os problemas de forma própria e original.
Pedagogia de Projetos – Os grupos de alunos desenvolvem projetos, com temas de interesse deles, para promover ampliação conceitual e cultural, e contextualizar o conhecimento, o que torna a aprendizagem mais significativa.
A Escola Parque propõe uma ação pedagógica transdisciplinar e contextualizada:
Problematização – Os alunos solucionam problemas e desafios para além do treinamento com modelos prontos. Com conteúdos do currículo, procura-se enriquecer as experiências e ações do aluno para que enfrente os problemas de forma própria e original.
Pedagogia de Projetos – Os grupos de alunos desenvolvem projetos, com temas de interesse deles, para promover ampliação conceitual e cultural, e contextualizar o conhecimento, o que torna a aprendizagem mais significativa.
A Escola Parque propõe uma ação pedagógica transdisciplinar e contextualizada:
Problematização – os alunos solucionam problemas e desafios para além do treinamento com modelos prontos. Com conteúdos do currículo, procura-se enriquecer as experiências e ações do aluno para que enfrente os problemas de forma própria e original.
Pedagogia de Projetos – Temas de interesse emergente no grupo reúnem os alunos num objetivo comum de construção de conhecimento. Trata da contextualização de conhecimentos, que torna a aprendizagem significativa.
Quer receber mais informações sobre o processo de entrada para novos alunos?
Preencha os dados ao lado que entraremos em contato com você.