Pais e Responsáveis, de alunos de 8º e 9º anos, da Barra, participaram de uma Mesa-Redonda com o médico-psiquiatra da infância e adolescência Ricardo Nogueira Krause. Ele também é presidente nacional da Abenepi e perito do Juízo na Justiça Federal. O evento, que teve o tema “Como educar filhos no mundo em constante transição, diante de novos desafios e muitas incertezas?”, proporcionou a abordagem e o esclarecimento de problemas vividos por adolescentes.
Já para os Pais e Responsáveis por alunos de 6º e 7º anos, a palestra foi sobre “Empatia e tolerância: competências para viver num mundo cada vez mais virtual”. A atividade contou com a presença da Diretora Pedagógica da Escola Parque, Patrícia Lins e Silva, e da Psicóloga e Psicopedagoga do Ensino Médio, Cristiana Caldas. Para Patrícia Lins, esse encontro foi muito significativo para todos, pois houve uma boa troca de ideias, por meio dos relatos de situações vivenciadas pelos participantes, esclarecimento de diferentes dúvidas e debate sobre pontos importantes.
Segundo Ricardo Nogueira, é importante ter uma conversa que explique a possível origem dos problemas e suas soluções, para que as famílias possam ter um melhor direcionamento na hora de orientar e auxiliar. Isso tudo tendo em consideração os recursos que eles possuem: “Não é só uma listagem do que fazer, é buscar entender como o adolescente está se sentindo, para então poder ajudar os Pais e Responsáveis a atuarem de uma maneira mais simpática, compreensiva e não permissiva”, observou o médico.