Desde 2017, a Escola Parque faz parte do Critique, um grupo brasileiro formado por Escolas de Educação Básica que têm as teorias construtivistas como fundamento de suas práticas pedagógicas.
Atualmente, além da Escola Parque, quatro outras escolas compõem o Critique: Escola Balão Vermelho/Colégio Mangabeiras, em Belo Horizonte/MG, Escola da Vila, Escola Viva (convidada), em São Paulo /SP, e Centro Educacional Viva, além do Centro de Formação da Vila e da Bahema Educação.
O Projeto CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) leva alunos do Ensino Médio para conhecer, na Suíça, o maior acelerador de partículas do mundo. A viagem acontece em outubro, mas antes disso os alunos assistem a aulas de Física Moderna e palestras com importantes cientistas, e fazem visitas a laboratório, presenciais e por videoconferência. Também estão no programa: uma passagem pela ONU, em Genebra, e visita a Paris, onde estudarão História.
Tendo como foco a valorização e o desenvolvimento de soluções criativas, o projeto apresenta a abordagem do design thinking como prática facilitadora do engajamento entre as pessoas para a resolução dos problemas de interesse comum, vivenciados diariamente. As aulas são semanais e oferecidas ao Ensino Fundamental (9° ano) e Médio (1° e 2°ano). O projeto é encerrado no segundo semestre, com a apresentação dos trabalhos dos alunos no próprio IED, na Urca.
Projeto de Iniciação Científica, coordenado pela pesquisadora do Instituto de Química da PUC-Rio, Prof. Dra. Camilla Buarque. Os alunos são engajados nas linhas de pesquisa sugeridas pelo departamento.
O projeto “Educação Financeira” acontece no primeiro semestre , para alunos do Ensino Médio Barra e, no segundo semestre, para os alunos do Ensino Médio Gávea. O curso tem como objetivo melhorar o gerenciamento dos alunos sobre seus gastos, poupanças e investimentos de curto, médio e longo prazos, trazendo informações e conhecimento financeiro que gerem liberdade e independência. As aulas acontecem duas vezes por semana, com professor da instituição.
Os alunos da Escola Parque contam com a parceria do Google for Education. A plataforma online permite a interação entre os estudantes, o compartilhamento de documentos, via e-mail, o trabalho simultâneo em programas e a realização de videochamadas. Os documentos podem ser acessados, de maneira segura, a partir de qualquer dispositivo, efetuando apenas o login.
A Escola Parque é uma das escolas associadas da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), por meio do PEA UNESCO (Programa de Escolas Associadas da UNESCO). O Programa busca criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz, estimulando projetos ligados a um tema central ou dirigidos à ampliação da consciência de cidadania.
A Escola Parque participou da organização do 10º Simpósio de Ciência e Arte. Ainda na parceria, sediou o evento “Ciência e Arte na Escola Parque: itinerários e desafios”. Nesta parceria, o objetivo é inovar com propostas no campo de saúde e biociências, para o Saber Mais, conduzida por profissionais da Fiocruz.
Quer receber mais informações sobre o processo de entrada para novos alunos?
Preencha os dados ao lado que entraremos em contato com você.