A escola é o evento mais importante na vida das crianças e dos jovens. É lá que passam bastante tempo no começo de suas vidas, experimentam relações sociais diversas, com adultos e com outros alunos de todas as idades.
A escola é lugar interessante, acolhedor e provocador da curiosidade natural dos seres humanos, receptivo a suas indagações e perplexidades, e onde se oferece um ambiente em que é possível exercer as potencialidades e habilidades pessoais.
Na escola, estão os amigos, e lá os interesses cognitivos são reconhecidos. É onde se adquire conhecimento relevante e significativo, onde se constrói autonomia, desenvolvendo capacidade intelectual e moralidade.
Além de referência cognitiva, a escola é referência social e afetiva, funciona como um porto de segurança emocional dos alunos.
Na escola, os alunos constroem os valores que asseguram a civilização, percebem a necessidade de viver em harmonia e compartilham dificuldades e temores com os amigos e com adultos, sempre prontos a amparar quem necessite. A escola burocrática, dos conteúdos, das aulas-palestras, do conhecimento descontextualizado não cabe no século 21.
Com a disponibilidade de informação e conhecimento a qualquer hora e lugar fornecidos pelos sites de busca, a escola ensina a acessar o que é relevante, a distinguir o principal do acessório, a lidar com a enxurrada de informação disponível na internet, a digerir os surpreendentes avanços da Ciência e da Tecnologia da Informação, e a discutir os graves assuntos éticos que despontam neste início de século.
A escola é o lugar mais interessante, mais instigante e mais divertido para as gerações mais jovens.
Artigo de Patrícia Konder Lins e Silva, pedagoga e diretora da Escola Parque.