Pesquisar
Fechar
LOGIN
  • A Escola
    • Uma Escola Construtivista
    • Nossa História: princípios e valores – Escola Parque
    • Qualificação dos Professores
    • Tour Virtual
    • Baixe o Aplicativo
    • Trabalhe Conosco
  • Proposta Pedagógica
    • Como somos
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental 1
    • Ensino Fundamental 2
    • Ensino Médio
    • Vestibular
  • Diferenciais
    • Parcerias
    • Inglês e Francês
    • Programa de Iniciação Científica
    • Arte, Ciência e Tecnologia
    • Trabalhos de Campo
    • Projetos Institucionais
    • Espaço Físico
    • Biblioteca
    • Sustentabilidade
  • Horários e Serviços
    • Horário Escolar
    • Horário Integral
    • Horário Extenso
      • Núcleo de Movimento & Arte – NUMA
      • Núcleo de Movimento & Arte – NUMA Presencial
    • Transporte
    • Alimentação Saudável
  • Estude com a Gente
    • Inscreva-se
    • Escola Parque on-line
    • Acolhimento
    • Bolsa Social
  • Blog
    • Novidades
    • Artigos
    • Dicas Culturais
    • Depoimentos
    • Galeria de vídeos
Menu
  • A Escola
    • Uma Escola Construtivista
    • Nossa História: princípios e valores – Escola Parque
    • Qualificação dos Professores
    • Tour Virtual
    • Baixe o Aplicativo
    • Trabalhe Conosco
  • Proposta Pedagógica
    • Como somos
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental 1
    • Ensino Fundamental 2
    • Ensino Médio
    • Vestibular
  • Diferenciais
    • Parcerias
    • Inglês e Francês
    • Programa de Iniciação Científica
    • Arte, Ciência e Tecnologia
    • Trabalhos de Campo
    • Projetos Institucionais
    • Espaço Físico
    • Biblioteca
    • Sustentabilidade
  • Horários e Serviços
    • Horário Escolar
    • Horário Integral
    • Horário Extenso
      • Núcleo de Movimento & Arte – NUMA
      • Núcleo de Movimento & Arte – NUMA Presencial
    • Transporte
    • Alimentação Saudável
  • Estude com a Gente
    • Inscreva-se
    • Escola Parque on-line
    • Acolhimento
    • Bolsa Social
  • Blog
    • Novidades
    • Artigos
    • Dicas Culturais
    • Depoimentos
    • Galeria de vídeos

NOVIDADES

Preparar a educação
pós-pandemia

  • 08/10/2020
  • , Artigo

Até aqui sabemos que o mundo já mudou, mas ainda não é possível saber como vai ficar. Mesmo assim dá para perceber que o futuro que vem aí não é o que esperávamos.

No nosso imaginário, compartilharíamos a realidade futura com muitos robôs, programados para o bem e para o mal, a ajudar nos serviços cotidianos ou a espionar e atacar inimigos, com carros voadores, viagens interplanetárias e viagens no tempo, e também ETs, chips no cérebro, órgãos biônicos e outros apetrechos megatecnológicos.

Mas um vírus invisível ultrapassou o cenário da literatura e do cinema. Ele chegou antes das geringonças que aguardávamos (e ainda aguardamos) e virou nossa vida de cabeça para baixo. Nem é considerado um ser vivo e, no entanto, conseguiu transformar nossa realidade, nos botar dentro de casa, a viver um dia de cada vez, enquanto não chegam remédios e/ou vacinas que nos concedam o alento de um futuro menos incerto.

A transformação da escola em poucos dias, com todos os segmentos transportados para o mundo virtual, desestabilizou a rotina a que estávamos acostumados. Não apenas as crianças deixaram de frequentar o prédio físico da escola, mas os professores precisaram repensar a relação ensino-aprendizagem. As diferenças entre uma aula virtual e uma aula presencial implicaram refletir profundamente sobre, afinal, o que é uma aula. A aula virtual induz a usar experiências práticas, inovadoras e atraentes, que desenvolvam habilidades físicas, cognitivas, sociais, criativas e emocionais, com o objetivo de atrair o aluno para a aprendizagem. Mesmo no caso de retorno às aulas presenciais, a integração da criatividade, do jogo, dos desafios e brincadeiras, dentro e fora da sala de aula, deverá continuar para que se proporcionem experiências que desenvolvam um pensamento flexível e abrangente, que levem crianças e jovens a se mobilizarem, a resolverem problemas, a tentarem coisas novas, errarem e tentarem novamente. A aprendizagem deve ser ativa e provocadora e não passiva e alheada.

Segundo o diretor da Fundação LEGO, John Goodwin, haverá uma mudança radical nos sistemas de ensino porque a sociedade terá necessidade de pessoas preparadas para enfrentar a complexidade dos problemas e desafios que surgirão. Os alunos precisarão desenvolver habilidades e competências para lidar com essa nova realidade.

Existe uma grande dificuldade em conceber um modelo de escola que não seja o da transmissão de conteúdos, da aula expositiva. E é difícil imaginar o que, de fato, os alunos precisarão aprender para a vida no mundo futuro. Goodwin considera que o que vai permitir o distanciamento do modelo clássico transmissivo, baseado no ensino, será investigar a aprendizagem, estudar como as pessoas aprendem. O foco se desloca do ensino para a aprendizagem, do professor para o aluno. O professor continua com a função primordial de orientar, apoiar e incentivar o aluno à reflexão, sempre problematizando os temas. O aluno se torna o protagonista da própria aprendizagem, investiga, questiona, discute e conta com os colegas para resolver problemas e recorre ao professor para desenvolver seu trabalho, suas metas e objetivos.

Criatividade, pensamento crítico e habilidades sócio emocionais constarão nos planos de aula dos educadores, junto com os saberes convencionais. As avaliações terão como objetivo qualificar a progressão de capacidades, com a participação do aprendiz.

A escola, mesmo que mude muito, mesmo que tome outras formas e funções, continuará sendo o lugar onde as novas gerações se encontram e socializam num preparo para a vida adulta. Enquanto esperamos poder vislumbrar um quadro mais definido do que será o mundo pós-pandemia, podemos começar a imaginar uma escola diferente, a partir de uma matriz geral, não com base nos conteúdos especificamente, mas com eles servindo de base para o desenvolvimento da agilidade do pensamento, da reflexão lúcida e do interesse motivador das novas gerações. Problemas éticos devem estar incluídos na educação, além dos conhecimentos necessários para a vida na sociedade a que se pertence. Segundo Hannah Arendt, o pensamento é uma atividade do mundo, que pode contribuir para a nossa capacidade de distinguir o certo do errado. Saber pensar é fundamento para uma vida relevante e a construção moral é inseparável da construção de conhecimento.

O objetivo da educação é a construção da autonomia. O sujeito autônomo age com liberdade, conforme a própria inclinação; escolhe a ação baseado nos conhecimentos e na moral que construiu, mas nunca perde de vista o seu pertencimento a um grupo, o que o torna responsável pelas consequências de suas ações. Uma educação para a autonomia implica promover, desde cedo, discussões e questionamentos entre os pares, com problemas reais, interpretando a realidade de modo amplo e transdisciplinar.

A pandemia obrigou a escola a procurar outras formas de educar e de compreender a aprendizagem. Apressou o empenho em concretizar a mudança na forma de atuar que se sabia necessária, desde o século passado. A aprendizagem pós-pandemia está sendo ensaiada agora e logo vai estrear a educação para o século 21.

Artigo de Patrícia Lins e Silva, Diretora Pedagógica da Escola Parque, publicado na Veja Rio.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
AnteriorAnterior“Não foi um ano perdido para a educação”, diz pedagoga sobre pandemia
PróximoAos 12 ele vendia picolé num batalhão da PM. Hoje ele forma líderes para transformar o país. Conheça a trajetória de Wellington VitorinoPróximo

Categorias

  • Alimentação Saudável
  • Artigo
  • Conquistas dos Alunos
  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental 1
  • Ensino Fundamental 2
  • Ensino Médio
  • Eventos
  • Horário Extenso
  • Sustentabilidade
  • Vestibular

ver todas as novidades

GÁVEA

Secretaria Administrativa
Rua Marquês de São Vicente, 465
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22451-047
Telefone: (21) 2529-2500
Educação Infantil e Ensino Médio
Rua Marquês de São Vicente, 355
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22451-047
Telefone: (21) 2169-4949
Ensino Fundamental
Rua Marquês de São Vicente, 483
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22451-047
Telefone: (21) 2529-2500

BARRA

Escola Parque Barra
Rua Pedra de Itaúna, 111
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22793-390
Telefones: (21) 2499-6006 / 3528-4450
Escola Parque Barra Infantil
Rua Sylvio da Rocha Pollis, 430
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22793-395
Telefones: (21) 3388-3350
Assessoria de Imprensa
comunicacao@escolaparque.g12.br
Telefone: (21) 3528-4489

SIGA-NOS

Instagram Facebook Youtube

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

ESTUDE COM A GENTE
logo-critique
logo_bahema