Os alunos do Ensino Médio participam de diversos projetos que desenvolvem a formação cidadã, o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes, levando em consideração a capacitação para a vida e preparando para o Vestibular, os desafios da vida acadêmica e do mercado de trabalho.
Além do currículo formal, a Escola Parque oferece diferentes projetos interdisciplinares que estimulam a curiosidade, a autonomia e a responsabilização.
Durante o segmento, os alunos são preparados para o ENEM e demais provas de Vestibular. Na 3a série, a preparação é intensificada com aulas interdisciplinares, projetos e realizações de simulados.
Saiba mais sobre a preparação para o Vestibular na Escola Parque.
No Ensino Médio, os alunos têm dois tempos de Inglês. Na unidade Barra, os alunos têm, também, dois tempos opcionais de Espanhol.
Conheça a proposta de Inglês e Francês da Escola Parque.
Programa de Iniciação Científica
Os alunos participam de diferentes projetos que buscam a aproximação com a Ciência. Eles participam da Feira de Ciências e fazem a Monografia, um trabalho de pesquisa que aproxima o estudante do papel de investigador e prepara-o para o trabalho universitário.
Na estrutura curricular do Ensino Médio, os alunos participam de oficinas que mesclam Cultura, Tecnologia e Arte. Entre elas, Teatro, Música, Oficina de Criação de Coisas, Agrofloresta, Alimentação, Biodesgin, Oficina de Multimídia, Artes Plásticas, Oficina de Programação, Constituição e Direitos Humanos, Gestão de Projetos (com foco em projetos sociais) e Economia Colaborativa.
O projeto busca ampliar o olhar dos alunos, oferecendo a possibilidade de circularem por diferentes áreas de conhecimento, para que possam optar pela área, com a qual mais se identificam.
A proposta é que os estudantes criem soluções para problemas reais relacionadas a tema de ciências, por meio das mais variadas linguagens artísticas. Os estudantes são encorajados pelos professores a experimentar, na prática, as propostas desenvolvidas e a refletir sobre as mais diferentes formas para a resolução de questões complexas.
A disciplina está sendo implementada com o suporte do método “ArtSci for Education”. Esse método foi desenvolvido por pesquisadores, no Laboratório de Inovação da Universidade de Harvard, e está sendo aprimorado no Brasil, em parceria com a Escola Parque e com a colaboração de pesquisadores da Fiocruz e de outras instituições nacionais e internacionais.
Buscando ampliar as vivências e adquirir novos conhecimentos, os alunos visitam lugares, como Pantanal e Amazônia.
Projeto CERN
Os alunos do Ensino Médio podem participar do Projeto CERN que os leva à Europa para conhecerem o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, o CERN, maior Laboratório de Física de partículas do mundo. Acontecem, também, aulas de Física Moderna com o Prof. Vitor Acioly, responsável pelo Projeto.
Olimpíadas
Todos os anos, os alunos, voluntariamente, participam das Olimpíadas Nacionais de Ciências (Matemática, Química e História).
Sarau Cultural da Escola Parque
Organizado pelos alunos, o Sarau é um momento dedicado à manifestação de diversas expressões artístico-culturais dos alunos.
GAEP – Grupo Ambiental da Escola Parque
Alunos voluntários se encontram, semanalmente, em mo¬mentos de formação no campo da liderança ambiental, com aulas teóricas, palestras, parcerias, ações mobili¬zadoras e Trabalhos de Campo em torno da temática da sustentabilidade aplicada. Entre os Trabalhos de Campo, os alunos visitam o Tibá – Instituto de Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura, no Rio de Janeiro, onde participam de diferentes oficinas.
Papo Científico
Palestra, com especialistas, sobre temas da atualidade.
IED
Em parceria com Instituto Europeu de Design (IED), os alunos assistem a aulas de Design no Projeto Saber Mais.
Os projetos, desenvolvidos pelos alunos do Fundamental 1, abrangem diversas áreas do conhecimento e estão integrados ao currículo. Tanto o Espaço Maker como o Espaço Multimídia proporcionam o trabalho com Projetos e processos de aprendizagem. São espaços onde as ideias são transferidas para o “mundo físico”. Os alunos criam produtos, utilizando ferramentas, como: serrote, martelo, furadeira manual, chave de fenda, alicates, entre outros. Eles também trabalham com robótica, produção de vídeos, animações, fotografia, áudio, textos colaborativos, apresentações, criação de sites e demais linguagens digitais, utilizando diferentes softwares e instrumentos. Na sala de aula, os alunos também trabalham com computadores coletivamente e, a partir do 4º ano, utilizam o Ambiente Virtual de Aprendizagem para exercícios, dúvidas, desafios, trocas e trabalhos diversificados.
O planejamento é prioritário e prévio para garantir a organização do pensamento e o desenvolvimento do projeto.
Os Trabalhos de Campo são relacionados aos conteúdos de sala de aula e aos objetivos psicopedagógicos do grupo, e proporcionam novas experiências sociais, ambientais e culturais.
A Escola Parque propõe uma ação pedagógica transdisciplinar e contextualizada:
Problematização – Os alunos solucionam problemas e desafios para além do treinamento com modelos prontos. Com conteúdos do currículo, procura-se enriquecer as experiências e ações do aluno para que enfrente os problemas de forma própria e original.
Pedagogia de Projetos – Os grupos de alunos desenvolvem projetos, com temas de interesse deles, para promover ampliação conceitual e cultural, e contextualizar o conhecimento, o que torna a aprendizagem mais significativa.
A Escola Parque propõe uma ação pedagógica transdisciplinar e contextualizada:
Problematização – Os alunos solucionam problemas e desafios para além do treinamento com modelos prontos. Com conteúdos do currículo, procura-se enriquecer as experiências e ações do aluno para que enfrente os problemas de forma própria e original.
Pedagogia de Projetos – Os grupos de alunos desenvolvem projetos, com temas de interesse deles, para promover ampliação conceitual e cultural, e contextualizar o conhecimento, o que torna a aprendizagem mais significativa.
A Escola Parque propõe uma ação pedagógica transdisciplinar e contextualizada:
Problematização – os alunos solucionam problemas e desafios para além do treinamento com modelos prontos. Com conteúdos do currículo, procura-se enriquecer as experiências e ações do aluno para que enfrente os problemas de forma própria e original.
Pedagogia de Projetos – Temas de interesse emergente no grupo reúnem os alunos num objetivo comum de construção de conhecimento. Trata da contextualização de conhecimentos, que torna a aprendizagem significativa.
Quer receber mais informações sobre o processo de entrada para novos alunos?
Preencha os dados ao lado que entraremos em contato com você.